Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais

A nova unidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos / Fiocruz, será implantada no Pólo Industrial Tecnológico da Saúde (PITS), no município de Eusébio, Ceará. Este projeto proporcionará infraestrutura adequada para locação de duas plataformas vegetais, expressão transiente em plantas e cultura de células vegetais, a partir de acordos de colaboração e transferência de tecnologia estabelecidos com empresas estrangeiras.

O Masterplan original, desenvolvido por duas empresas alemãs, a M+W Group e a General Eletronic Health Life Sciences, foi revisto e adaptado pela Architectus, prevendo a inclusão de edifícios de apoio, bem como novas infraestruturas. O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (CTPV) implanta-se em vasto terreno junto a lagoa da Precabura, preservando ampla área verde e recuperando boa parte de sua mata ciliar. Os jardins da unidade integram o sistema de infraestrutura verde composto por jardins de chuva, biovaletas e 7 lagoas pluviais (wetlands) como solução para minimizar o impacto da urbanização sobre o entorno imediato. A vegetação empregada foi selecionada baseada na sua resiliência frente às condições locais, priorizando o uso de espécies autóctones.

Em 2019, o Centro de Plataformas Vegetais de Bio-Manguinhos foi selecionado entre os 10 projetos do Prêmio Saint Gobain de Arquitetura Sustentável na categoria edifício institucional.

Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais
Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais
Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais

Galeria de imagens