loader

CIN. Complexo dos Institutos Nacionais


O Complexo dos Institutos Nacionais (CIN) combina dois institutos principais da FIOCRUZ: o Instituto de Pesquisa Evandro Chagas (IPEC) que pesquisa doenças infecciosas e o Instituto Fernandes Filgueiras (IFF), voltado para a pesquisa da saúde das mulheres, crianças e adolescentes.

Sendo uma importante instalação de cuidados de saúde, esse complexo possuirá um total de 247 quartos e 380 camas e será composto por três blocos:

  1. Assistência,
  2. Gestão/Alojamento/Creche e
  3. Infraestrutura.

O edifício Assistência abriga áreas específicas que pertencem a cada instituto e áreas que funcionam como plataformas para ambos os institutos, compartilhando espaços e reduzindo a quantidade de equipamentos de saúde, otimizando as equipes médicas e reduzindo os custos de construção e manutenção.

A edificação contém ambulatórios, laboratórios (sendo quatro tipo Nb3+),um centro de reprodução humana, coleta de sangue, hospital dia, reabilitação, centro de imagem, centro cirúrgico, centro de parto normal, internação de adultos e pediátrica, UTI’s e UCI’s Adulto e Pediátrico, bem como áreas de ensino e auditório.

O bloco da Gestão tem uma creche, acomodações para médicos residentes e áreas de apoio para os acompanhantes dos pacientes. As edificações de infraestrutura incluem áreas de apoio para atividades de almoxarifado e manutenção.