loader

BIO-Manguinhos




A nova unidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-manguinhos / Fiocruz, a ser implantada no Pólo Industrial Tecnológico da Saúde (PITS), no município de Eusébio, ocupará um terreno de aproximadamente 225.000m².

Este projeto proporcionará infraestrutura adequada para implantação de duas plataformas vegetais, expressão transiente em plantas e cultura de células vegetais, a partir de acordos de colaboração e transferência de tecnologia estabelecidos com empresas estrangeiras.

O Masterplan original, desenvolvido por uma empresa alemã, foi revisto e adaptado, prevendo a inclusão de edifícios de apoio, bem como novas infraestruturas.

O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (CTPV) é desenvolvido em torno de um conjunto central de edifícios, formado pelo edifício ‘Espinha’, dois edifícios de laboratório, um edifício de manutenção e engenharia, um edifício administrativo, almoxarifado e central de utilidades e duas plataformas vegetais.

A área de lazer conta com churrasqueira, ginásio e quadras esportivas e está localizada ao norte do complexo. O conjunto possui ainda auditório de 250 lugares localizado no térreo do edifício administrativo, restaurante com capacidade para servir até 600 refeições por dia, estacionamentos para visitantes e funcionários e uma grande área urbanizada.

Este projeto está sendo desenvolvido atendendo aos critérios da Certificação Ambiental AQUA-HQE.